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Perguntas Frequentes

Anonimato/Identificação

Eu posso ser identificado ao fazer uma denúncia?
R.: Ao fazer uma denúncia você será questionado se deseja se identificar. Caso opte pelo anonimato não há nenhuma possibilidade de identificação, pois não são gravados dados como IP do computador que originou o relato ou número de telefone que efetuou a ligação.

Caso eu me identifique, quem terá acesso a minha identidade?
R.: Somente o responsável por investigar as denúncias feitas pelo sistema, que é uma pessoa específica da empresa que elaborou e faz a gestão do Legal Ética.

Tratamento das denúncias

Como a minha empresa ficará ciente da denúncia?
R.: Para proteger a integridade da investigação e o anonimato do denunciante, somente as essenciais serão repassadas ao gestor da área de Compliance da empresa.

Por que as denúncias não podem ser feitas diretamente à empresa?
R.: Para evitar conflitos de interesses e evitar que as denúncias sejam encaminhadas a pessoas envolvidas nos atos a serem investigados.

Posso sofrer represálias por fazer denúncias?
R.: O Legal Ética é uma ferramenta séria e deve ser utilizada com responsabilidade. No entanto, justamente por ser impossível a identificação do denunciante, caso ele opte pelo anonimato, não há como a ele serem impostas represálias de qualquer forma.

Denúncias

E se eu sofrer represálias?
R.: O Legal Ética é ferramenta que busca ser reconhecida por sua integridade, portanto proíbe qualquer tipo de represália aos denunciantes. Caso tenha qualquer problema neste sentido, faça-nos uma nova denúncia expondo os fatos, pois iremos apura-los e te forneceremos um relatório completo sobre o ocorrido, além de tomarmos as medidas cabíveis contra os infratores.

Se mais de uma pessoa denunciar, a denúncia terá mais crédito?
R.: Não. As denúncias são tratadas individualmente e a repetição de denúncias não afeta a seriedade e urgência com que as mesmas serão tratadas.

O que posso relatar?
R.: Fraudes, assédio moral, corrupção, desvios/uso irregular de materiais e qualquer atitude que esteja em desacordo com o Código de Conduta da empresa. Na dúvida, vale a pena relatar.

Preciso ter provas?
R.: Não, mas toda ajuda é bem-vinda. Você pode anexar documentos e fotografias, se quiser, mas não é necessário.

Como eu faço para acompanhar o desenvolvimento da denúncia que fiz?
R.: Se optar por se identificar, periodicamente serão enviadas novidades ao e-mail cadastrado. Caso opte pelo anonimato, você receberá um número de protocolo para acompanhamento da denúncia através do canal Legal Ética.

Se, após a denúncia, eu me lembrar de algum detalhe, como faço para comunicar aos responsáveis?
R.: Com o número do protocolo, você poderá acessar o sistema e adicionar essa informação/documento. Este acesso não retira de modo algum o anonimato da denúncia.

E se eu perder meu número de protocolo?
R.: Caso tenha optado pelo anonimato e não tenha cadastrado qualquer e-mail, você não poderá mais acompanhar a denúncia. Caso tenha cadastrado um e-mail, você receberá as novidades periodicamente.

Eu só posso acessar o Legal Ética do computador que uso na empresa em que trabalho?
R.: Não, a ferramenta pode ser acessada por qualquer computador ou celular, tanto para fazer denúncias quanto para acompanhá-las. Acessar o Legal Ética de um computador diferente do que você usa habitualmente é, inclusive, recomendado para garantir o anonimato do denunciante, pois terceiros mal intencionados podem ver a sua tela.

O telefone 0800 e Whats'App funcionam em horário comercial de segunda a sexta-feira das 8h às 20h.